Então diz pra mim… Sua
casa tá pronta?

Se você respondeu que
sim, lamento que isso tenha acontecido de forma assim, tão repentina. Se você
respondeu um “ainda não”, quase que com embaraço, quer dizer então que um dia
ela ficará pronta? Hum, pra não confundir mais as ideias, já adianto que o
assunto aqui não se resolve com um mero “sim” ou “não”, pois o problema não
está na resposta, mas sim na pergunta. Afinal, a sua casa estará um dia, de
fato, pronta?
Porque a casa pronta é aquela que não
conta mais história, que não muda mais de cor, de energia e até de santo. A
casa pronta é aquela que tem o quadro ali e que aquele canto acolá é dedicado
às refeições. A casa pronta tem bem definido os locais de dormir, 
cozinhar e de estar. É aquela em que o sol ilumina sempre do mesmo jeito e que
tem tapete na sala porque… Ah, porque sempre teve, ué. E quando isso acontecer,
é sinal que sua casa deixou de viver.
Casa que é casa de verdade, nunca
ficará pronta. E quando a gente se livra dessa angústia do que ainda falta e
passa a enxergar o que já foi feito, a gente se liberta pra conseguir construir
uma história de amor com o próprio lar.
Afinal, ninguém escolhe um companheiro
pra vida inteira apontando para um em uma fileira de candidatos desconhecidos,
sem empatia, sem história pra ouvir e contar. Então, me diz como é possível
apontar para objetos de um catálogo, parcelar em 12x e sair da loja com uma
casa pronta? Pronta para quem? E não me leve a mal, nada contra essas grandes
lojas, longe disso! Mas só compre aqueles 2 sofás que combinam se um dia você
bater os olhos e pensar: “são eles!”. Não compre aquele conjunto de armários
porque você precisa de um desses em casa. Compre-os porque você finalmente
encontrou aqueles que têm a sua cara! Pode levar meses, não importa: não vai
doer. Mas não demore uma eternidade também, né? Mantenha os radares ligados,
pois não dá pra ficar tanto tempo sem armário!
Brincadeiras à parte, essa história
toda na verdade, é um pedido encarecido para que você pare de fazer a sua casa
se sentir culpada. Ela sente, viu? Em vez de ficarmos pensando no que AINDA não
temos, vamos abrir os olhos para o que já construímos até então e o quanto de
história e significado cada canto tem.
Nós mesmos nunca estaremos prontos.
Quando achamos que já aprendemos tudo, a vida ensina novas lições. Mudamos de
cor favorita, paixões, medos e até religiões. Permita que sua casa mude junto
com você.
PS: Esse post é inspirado no lindo texto “Casa Arrumada”. A autoria é da Lena Gino, apesar de muita gente atribuí-lo ao Drummond – vai entender… rs.
PS 2: Essa luminária vertical da esquerda é mais uma pra lista do vício de pisca. A da direita é quem chamo de Alcachofrinha, que você já deve ter visto aqui.
PS 3: Para quem reclamou que não posto foto das mudanças do cafofo faz tempo, taí a nossa sala “pronta” de outubro. Coloquei até em canal bonito para sair bem na foto rs.

  • Cristiane

    Oi Thalita amei seu blog, to simplesmente viciada, rsrsrssrs. Teria como você nos ensinar a fazer esta luminária da esquerda também? PLEASE! Bjos!

  • Valéria Rodrigues

    Queria tanto saber onde arranjou esse painel atrás da televisão e como fixou-o… pleeeeeeeease!!!

  • Quero uma plantinha dessa!

  • Ana Carol

    Esse blog é perfeito! Tudo aqui é muito lindo! O post "casa pronta" que acabei de ler é exatamente o que eu precisava ouvir hoje! Amei!

  • Texto perfeito.

  • talita sou apaixonada pelo seu blog.Vc e d+++++!estou fazendo alguns trabalhinhos inspirados no blog.Amoooo vc no Decora.bjs!

  • Tânia Nascimento

    Acabei de ler esse texto, já conhecia seu blog, mas esse texto em especial nunca havia lido…e ultimamente o que ando sentindo é exatamente isso, essa sensação de que a casa não está pronta, muito preocupada com o que FALTA fazer…mas você tem razão, a casa nunca fica pronta. Mudei meu humor depois dessa leitura. Você realmente tem razão.

    Bjs
    Tânia

  • marlene trapp de freitas

    Ola Tthalita, preciso de um help, tenho a carcaça de um aquedor de rodinhas, daqueles em que coloca um bitijao de gas dentro para aqueçer o ambiente, então ele acabou ¨falecendo¨, mas eu gostaria que ele virasse um criado mudo p o novo quarto do meu filho de 14 anos,seria o maximo, todo em preto, mas eu nao sei por onde começar e como fazer, pode por gentileza dar uma luz, confio muito nos seus conhecimentos e devo dizer que minha vida de transformadora, recicladora começou a partir de vc, passei a olhar com mais atenção as coisinhas alheias jogadas no lixo, e me atrevo a dizer que é viciante, é demais de bom da conta!!!bj, e obrigada!!!!

  • Rytielle Martins

    Oi Thalita, sou apaixonada pelo casa de colorir faz um ano mais ou menos, estou nos preparativos para casar e montar a minha casa de colorir e concordo em peso com você! Lógico que tem itens que são nescessários mas não precisa ser aquele destaque do catalogo só porque está na moda. Penso que a nossa casa tem que ter a nossa casa, é uma extensão de quem somos!
    Um grande beijo.

  • Tami Fonseca

    Adorei o post…muito verdadeiro.Bjinhus

  • Rê Becker

    o testo diz tudo, adorei! É bem verdade, sempre pensamos "falta isso e isso pra minha casa ficar do jeito q quero" mas e até lá, vc vai apenas sobrevivendo nela? Temos q aproveitar ela do jeitinho q é, com moveis,s em moveis…o importante é sentir q é o nosso lar 😀 PS: como vc fez esta luminaria coloridinha? Parece mini guarda chuva de drink, amei! bjo

  • Patricia Menezes

    Pois é Thalita. Há 8 meses eu , marido e filha pequena morávamos na casa do meu avô junto com toda a "famiarada". Por conta de uns pequenos desentendimentos(nada grave mas tínhamos medo de a coisa piorar…) decidimos ir para a nossa casinha colorida.. Entre a resolução e a casa alugada e montada foram 15 dias(!!!!) Só consegimos pq os amigos e a própria família ajudou com apoio e doações… Mas às vezes eu caio na cilada de ficar dizendo: ai ainda falta isso e aquilo.. Aí eu paro e olho em volta: da casa do meu avô só vieram 2 camas e meu guarda-roupa, era o que tínhamos… e agora temos tantas coisas!!! Inclusive um lindo banheiro e uma cozinha com adesivos nos azulejos inspirados nos seus! Reclamar é pros fracos, criar é pros lindos!

  • Viviane

    Ah..lindo, perfeito..bem a minha relação com a minha casinha e lá se vão 9 anos!

  • Gostei muito! Eu ainda sou nova nesta história de casa, mas tenho aprendido muito. Entendi, por exemplo, que a lição principal é esta: a minha cara, o meu gosto, na minha casa. Aos poucos, sem pressa, quase que um passo vagaroso atrás do outro. Arrumar a casa é um pouco como viver, né? Estou adorando!

  • Karine Possari

    Thalita, talvez vc já deva ter ouvido isso de várias outras leitoras, mas parece que vc escreveu isso pra mim. eu sempre quero mais, parece que minha casa nunca fica pronta. Esta semana mesmo, o meu marido virou pra mim e disse: "vc nunca está satisfeita com nada", tudo isso pq a cadeira da mesa de refeições ficou baixa pra e eu disse que ia fazer umas almofadas…. (acho que ele falou assim pq as cadeiras custaram um pouco caras, kkkk). Afinal, obrigada por me fazer achar normal. bjk

  • Eliane Prado

    Thalita amo tudo que vc posta e amo decoração com alma e casa com cara de casa e me tira uma dúvida essa prateleira acima do teu painel vc comprou onde?Na minha cidade já andei de cabo a rabo e num encontrei esse estilo de prateleira flutuante,mas por hora mil beijinhos!

  • Sandra Lima

    Ótimo post! Beijos

  • Bruna Messina

    Thalita, amei a ideia da solução para a Tv com a prateleira em cima! Você comprou esse suporte e a prateleira prontos ou mandou fazer? Beijos!

  • N[arriman Leal Alcure

    Minha casa pediu que eu viesse aqui agradecer a força. Coitada, ela tem sentido muito minha indiferença e afastamento, se sente culpada pelo sumiço de meu entusiasmo e torce para que daqui pra frente as coisas melhorem pro lado dela.

  • Simone

    Thalita, conheci vc através do Decora e já fiz alguns projetinhos. Não ficou perfeito… talvez ainda esteja meio trabalhinho de escola…mesmo assim to muito orgulhosa, porque detesto casa de revista, sem vida. To acompanhando o blog e inclusive lendo os posts antigos. Adorando!!!

  • Maria Carolina Anholeti

    Vou me mudar em breve e estou com o orçamento apertado para a reforma, mas com muitas ideias e disposição para colocar a mão na massa e fazer dessa nova casa um verdadeiro lar… espero passar muito tempo decorando e enchendo minha casa com muitos detalhes que tenham nossa cara (minha e do meu maridão)!!!

    Bjos!

  • Maria Carolina Anholeti

    Vou me mudar em breve e estou com o orçamento apertado para a reforma, mas com muitas ideias e disposição para colocar a mão na massa e fazer dessa nova casa um verdadeiro lar… espero passar muito tempo decorando e enchendo minha casa com muitos detalhes que tenham nossa cara (minha e do meu maridão)!!!

    Bjos!

  • Cilene Mansini

    Olá, eu sou uma pessoa colorida acho que desde sempre rs.
    Assim que comprei meu primeiro apartamento, que esta para ser entregue em janeiro se tudo der certo, eu já pintei ele na minha imaginação umas poucas milhões de vezes e cores rs. Já fiz mil decorações, redecorei e deixei sem nada de novo. Louca? Pode até ser. Não tenho a sua habilidade, mesmo vc sendo estabanada como vc diz vc tem talento. Mas um dia eu chego lá, pq eu tenho que chegar, afinal quero a minha casa com as coisas que eu vou lixar, pintar e fazer. Uma coisa que me consumia era a cor das paredes. Como pintar colorido se não sei ainda como vou decorar? Tive até insônia pensando nas cores das minhas paredes. Semana passada eu tive à luz. Tudo branco, daí depois eu vou pintando com as cores de acordo com o que vou colocando lá dentro 🙂 E ontem pela primeira vez eu fui lá no início do seu blog, vi o seu 1º post e vi seu apartamento todo branquinho e foi recebendo cores aos poucos. Minhas preces foram ouvidas hahahaha.

Continue por aqui