colunistas

Découpage na decoração da casa – Como fazer um quadro usando guardanapo

 

DECOUPAGE. Apesar do nome um pouco complicado, essa coisa de découpage (ou decoupagem em adaptação da língua portuguesa) é bem simples e com certeza, bem conhecida por quem frequenta essa Casa de Colorir. técnica consiste basicamente em colagem, com o uso de materiais básicos como papéis (pode ser de presente, de scrapbooking, de guardanapo, de jornal, de revista, fotos, o que você quiser) ou tecidos e cola aplicados a diferentes superfícies. Essa superfície pode ser uma mesa, uma cadeira, uma cômoda, um pote de vidro, uma banheira, potes de metal, pratos, lustres ou um simples quadro para decorar seu cantinho.

 

 

A origem mais provável do surgimento da découpage é que ela esteja ligada à cultura de tribos nômades do leste siberiano. Essas tribos usariam feltros cortados para decorar os túmulos de seus mortos. Da Sibéria, a prática chegou até a China e no século 12 as colagens com papel eram usadas para decorar lanternas, janelas, caixas e outros objetos. Acredita-se que no século 17 a técnica de découpage tenha chegado até a Europa através da Itália, especialmente Veneza, devidos às fortes ligações comerciais com o Extremo Oriente durante esse período. Do continente europeu, a técnica de découpage teria se espalhado pelo mundo.. (Informações da Wikipedia).

Inclusive a Thalita já mostrou isso várias vezes, tanto aqui no Casa de Colorir, quanto no Decora! Isso vocês podem conferir aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Mas, o que diferencia a découpage com o guardanapo da découpage feita com outros tipos de papel é o fato de o guardanapo ser muito fino e ter um “segredinho” para ser aplicado. E hoje em dia tem tanto guardanapo lindo por aí que a vontade de emoldurar e pendurar na parede é recorrente. Esse guardanapo que virou quadro ganhei quando visitei a casa de uma amiga. Diz se não dá dó de usar?

Para fazer seu quadro, você precisará de:

 

  • guardanapo decorado que você goste
  • quadrinho de mdf (encontrado facilmente em lojas de material de artesanato)
  • Cola branca
  • Pincel (um menor e um maior)
  • Rolinho de espuma
  • Tinta acrílica ou tinta para artesanato branca
  • Tinta para artesanato caso você queira decorar seu quadro
  • Fita crepe
  • Estilete
  • Tesoura
  • Um saco plástico (desses de feira)
  • Um paninho macio
  • Jornal (para não fazer bagunça)

Passo a passo:

Primeiro você vai limpar seu quadrinho em mdf (ele normalmente vem com poeira da loja) e depois aplicar nele 2 camadas de tinta branca usando o rolinho de espuma. Se usar a tinta acrílica, dilua em 20 a 30% de água, se usar a tinta para artesanato, não precisa diluir.

Depois, se você quiser seu quadrinho branco, aplique mais uma camada de tinta. Lembrando de sempre esperar as camadas anteriores secarem.

 

Para decorar o quadro como fiz, use fita crepe para proteger as partes que não podem levar tinta de outra cor. Apare as sobras da fita com um estilete e mande ver na pintura.

  

Recorte uma figura do guardanapo (normalmente ele vem com 4 figuras).

 

Depois separe as camadas. O guardanapo tem três camadas e você só usará uma bem fina com a estampa, que parece um papel de seda.

 

superfície onde você aplicará o guardanapo deve estar bem branquinha e lisa, pois ao ser aplicado, o guardanapo ficará da cor do fundo.

Passe cola branca diluída em 50% de água (usei 1 colher de sopa de cola e 1 colher de sopa de água) na superfície onde você colocará o guardanapo.

Simplesmente coloque o guardanapo sem ajeitar com os dedos ou pincel. É aí que vem o segredinho. Você vai colocar por cima do guardanapo o saco plástico e com o pano macio, fará movimentos do centro para fora, a fim de que não se formem bolhas ou rugas no guardanapo. Depois disso é só esperar secar e passar mais uma camada de cola diluída por cima.

 Tenho certeza de que quem tem uma cozinha ou qualquer cantinho retrô irá adorar 🙂

 Um beijo,

Zilah 

 

A Zilah é nossa colunista da seção Coisinhas de Colorir e autora do blog Dona das Coisinhas. Quando você comenta, ela fica toda toda. E então? 🙂

 

 

 

 

 

Depois
disso é só esperar secar e passar mais uma camada de cola diluída por cima.

Tenho
certeza de que quem tem uma cozinha ou qualquer cantinho retrô irá adorar 🙂
Um
beijo,
Zilah
A Zilah é nossa colunista da seção Coisinhas de Colorir e autora do blog Dona das Coisinhas. Quando você comenta, ela fica toda toda. E então? 🙂