casa de cueca colunistas

Como fazer uma luminária pendente (e muito criativa)

Passou o carnaval e o aniversário e eu tô de volta mais velho, mas com um projeto que, modéstia à parte, ficou muito foda. Bom, não é novidade pra ninguém que iluminação resolve metade dos problemas de uma casa desamparada. Opção é o que mais existe por aí, mas as que fazem os olhinhos brilharem também fazem a gente considerar vender um rim pra ter uma luminária né? “Ah Edu, mas é caro pelo design, o material, bla bla bla…” Eu sou da opinião que tudo que é vendido em grande escala tende a baratear, no entanto isso não acontece com decoração. Enfim, não vou entrar no meio desse rolo não.

Esse lero lero é pra dizer que fiz sim uma luminária bacanuda, moderna que nem um monte que tem em galeria por aí e, o principal, você também pode ter uma sem hipotecar sua casa. Óia que belezura:
A primeira vez que ví esse monte de lâmpada pendurada foi no acústico Sandy e Junior e depois numa loja da Cavalera. De lá pra cá vi numa vitrine da loja Reserva e em alguns ambientes lá no Pinterest. Resumindo, o projetinho tava arquivado há muito tempo só esperando a oportunidade de ver a luz do dia. Então lápis e papel na mão pra anotar o que você vai precisar:
  • 6 boquilhas
  • 6 lâmpadas
  • 9 metros de cabo PP 2 vias
  • 1 luminária pra retirar a canopla (já já explico)
  • Tinta Spray pra plástico
  • Fita Isolante
  • Palito pra Churrasco
  • 6 ganchos com bucha
Você encontra tudo isso em qualquer loja de material elétrico. Agora, preste muito atenção:
SE VOCÊ NÃO ENTENDE EXATAMENTE NADA SOBRE INSTALAÇÃO ELÉTRICA, CHAME ALGUÉM QUE ENTENDA PRA FAZER A INSTALAÇÃO PRA VOCÊ!
Te garanto que ainda vai ficar super barato e ninguém corre o risco de se machucar, ok?
Passo a passo:
1- Corte o fio em 6 pedaços de mais ou menos um metro e meio.
2- Pinte os fios usando tinta spray. Você pode colocá-los em cima de um plástico, pintar de um lado e, depois de seco, pintar o outro. Outra opção é pendurá-los num varal usando prendedor de roupa e pintá-los por completo e esperar secar.
3- Proteja a parte interna das boquilhas com papel ou plástico pra que não caia tinta. Pinte a parte externa com spray. Use um palito de churrasco pra auxiliar na pintura. Depois prenda-o em um isopor e deixe secar.
4- Faça 6 furos na canopla e depois pinte. No meu caso, comprei uma luminária baratinha e reaproveitei. Um kit só com a canopla e um fio tava R$40,00. A luminária que tinha a peça que eu precisava custa R$9,90. Não preciso explicar mais nada né?
5- Desmonte uma boquilha e afrouxe os dois parafusos deixando espaço pra encaixar os fios.
6 – Com um estilete, corte um dos cabos de forma que os dois fios se separem. Passe tudo pelo buraco da boquilha e encaixe nos espaços que você deixou aberto. Prenda as duas partes da boquilha de novo e repita isso com as 5 demais.
7- Separe 2 cabos com boquilha e passe pelos buracos da canopla. Depois prenda-os um ao outro usando fita adesiva. Faça isso com os demais, formando 3 pares.
8 – Junte os cabos das mesmas cores reduzindo-os a apenas 2.
7- Desligue a energia da sua casa e agora una esses 2 cabos aos que saem do teto. Prenda tudo com fita isolante. Parafuse a canopla no teto.
9- Encaixe as lâmpadas na boquilha, religue a energia e faça um teste pra ver se deu tudo certo.
10- Defina a posição que você quer que as lâmpadas tenham e prenda ganchos nesses lugares.
11- Passe as lâmpadas por esses ganchos e defina a melhor altura pra cada uma. Alturas diferentes dão um efeito melhor.
12 – Para garantir que os cabos não escorreguem nos ganchos, use um pingo de cola quente em cada.

>> Você pode fazer essa luminária com mais ou menos lâmpada, vai do gosto do freguês.
>> Pinte na cor que achar melhor, mas sempre use tinta pra plástico;
>> Eu usei lâmpadas incandescentes porque acho o design mais bonito, mas dá pra usar as fluorescentes também. Acho até que já tem delas nesse formato.
>> Tudo ficou em aproximadamente 50 reais. Procure uma dessa numa loja e caia pra trás com o preço.

Sou suspeito, mas achei o resultado final bacana demais. Você pode usar na sala, copa e até no quarto. Dá uma modernizada no ambiente e ainda fica parecendo que a gente gastou uma nota na decoração! hehe.

Ah, obrigado a todo mundo pelo carinho no meu aniversário, pelos presentes (sim, tô me sentindo celebridade) e por mais aquele monte de coisa que falo sempre. Façam esse projeto e os outros e me mandem pra eu ver como ficou, combinado? Até! 😉
>> O Eduardo é nosso colunista do Casa de Cueca e autor do blog Homens da Casa. E, toda vez que você comenta, ele fica todo-todo. 🙂