O quarto não é mais de uma criança. E ainda não chegou a hora de transformar o espaço num canto de adulto. Que fase, hein? Aquele momento em que o adolescente quer ser dono do próprio nariz e, claro, do próprio espaço. Aquela fase em que eles sabem de tudo e os pais não sabem de nada. Tudo é bobo. “Que saaaaaco!”, é o mantra. Saco é você ficar aí empacado, se lamentando sem fazer nada, achando que não dá pra reverter essa situação. Eu hein. Não se aborrece não, pois aqui tem um caminho das pedras pra você seguir e ajudar deixar o espaço dessa galerinha exigente mais a cara dela. <3
1. Parede nada fofa
Tudo é fofo… flor não pode, bichinho, pior ainda. Nuvem? Fala sério. A estampa de cactos é uma ótima saída pra estampar e alegrar a parede sem receber críticas pesadas sobre essa decisão. Dá pra pintar direto sobre a parede, pra quem tiver mais habilidade. Para os mais tímidos, dá até pra fazer uns recortes com vinil adesivo preto e montar um padrão.
A inspiração da direita é da Brit.Co, mas achei vendendo aqui igualzinho, ó. Já essa da esquerda, da GoodRegards, você também já encontra prontinho aqui, que beleza. E não é jabá, viu? 🙂
2. Cinza é a cor da transição
Se os móveis ainda são da época de criança, com cores em tons pastel e excesso de fofura, vai de cinza escuro na parede para quebrar esse clima tão infantil. O cinza faz um contraste bem bonito com essas cores mais suaves, vai “acender” esses móveis e deixá-los menos fofos. Um tom fechado bem bonito de cinza que eu sempre indico é o “Estanho Polido” da Tintas Coral.
3. Mural de tudo
Essas grades aramadas são ótimas para serem usadas como mural. Pra pendurar fotos, bilhetinhos, coleções e outras quinquilharias afetivas. Fáceis de encontrar em lojas de materiais de construção ou de lojas de materiais para expositores. Eu compro as minhas aqui, ó.
4. Dá pra ter um balanço agora
Ninguém aqui é mais uma criança, vai. Não vai mais cair, bater com a cabeça blá blá blá. Deixa ele ter um balanço no quarto… chegou a hora. E pode servir como um bom estímulo para um cantinho da leitura, hein? Não é tão caro, você encontra em feiras de produtos artesanais aí na sua cidade e até aqui eu encontrei, olha.
5. Incentive a inspiração
Você pode incentivar seu filho a se inspirar, a buscar referências e prendê-las diretamente na parede. Recortes de livros, revistas e até impressões da internet podem virar decoração na parede, presos com fita adesiva. A regra aqui é não ter regra: é acumular, se inspirar, descobrir e, o mais importante, ir formando seus próprios gostos e referências.
6. Um empurrãozinho nos estudos é fundamental
Um cantinho arrumado, inspirador, calmo… um espaço dedicado à concentração e aos estudos pode fazer uma grande diferença no rendimento. Com uma latinha de tinta pequena você consegue demarcar essa área e… pronto! Uma cor bem aplicada para segmentar os espaços tem um poder e tanto.
7. Eles viajam
E como viajam! Essa é a fase de ganhar o mundo. De explorar. De sair dos limites do quarteirão, do bairro e alçar vôos maiores. É a hora de querer viajar, de estudar fora, de começar a criar asas! Uma decoração com mapas pode ajudar nessa viagem, mesmo que ela comece dentro do quarto, ainda no campo das ideias.
8. Cama de criança, nãaaaao.
Cama de pallets, simmmm. É barata, é facil de montar e você só precisa depois colocar um colchão em cima. Uma boa solução pra fazer aquela transição de uma caminha de criança pra uma cama de adolescente, aproveitando o próprio colchão. E depois ainda dá pra promover a cama para de casal, trazendo mais pallets para a base e mudando para um colchão maior.
9. Chega de abajurzinho
Dá pra fazer uma luminária bem legal pra decorar o quarto. E tem bastante ideia fácil, que eles mesmos podem fazer. Correr atrás do material já é pedir um pouco demais, mas que tal fornecer tudo, mostrar o passo-a-passo e deixar ele se virar? 🙂
10. Ou dê um pisca-pisca. Eles saberão o que fazer.
E eles são criativos. Vão inventar alguma coisa pra fazer com eles e, de quebra, deixar a iluminação do quarto mais aconchegante. Aquelas gambiarras queridinhas também estão valendo, mas consomem mais energia, né?
  • marcia gullo

    aqui no quarto das crias eu tenho uma cama parecida com essa que tem uma escrivaninha em baixo e sabe de uma coisa….. a cama de cima quase nunca é arrumada…porque fica muito alto e difícil de puxar o lençol …. mas meu filho adoro DORMIR NAS ALTURAS.
    bEIJINHOS

    http://blogdagullo.blogspot.com.br/ 

  • Ericahdw

    Era exatamente o que eu estava procurando!! Tem um quartinho que quero transformar em escritório, porém o cômodo é bem alto, e uma vez vi uma caminha assim de alvenaria, numa casa de praia e embaixo era o closet. É claro que eu nunca esqueci (era criança na época) e agora posso até pensar em ter na minha casa. Super!!! Eu amei!

  • Patricia Leandra

    Hoje eu vi uma caminha aérea dessas no The Selby. Só que essa é bem inusitada: http://theselby.com/2_27_11_CharlotteRust/slides/2_27_11_CharlotteRustED21829.jpg

  • Perlaclark

    Thalita, adorei seu blog e vejo sempre vc no Decora. Soube que vc daria cursos de pintura de moveis, etc. e gostaria de participar. Perla Clark

  • Resolve o problema de espaço com certeza e alguns projetos sao lindos. Mas minhas filhas reclamam, dizem que fazer xixi de madrugada é perigoso, vc as vezes com sono e na pressa esquece que está no segundo andar 🙂

    Aqui em casa essa estaçao nao funcionou, comprei uma no Etna e depois de 1 ano de uso, estou vendendo(dando praticamente)e vamos voltar para a bicama, elas preferiram.

    🙂

  • Quando mais nova meu sonho era ter uma casinha na árvore …todos os meus primos lembram disso até hoje e por isso minha cama na casa dos meus pais era assim em cima, eu achava o máximo brincar embaixo dela mas com o passar dos anos ficou enviavel graças a minha preguiça de subir e descer rs….mas está guardada para meus futuros herdeiros e não abro mão dela por nada ….beijo tata

  • Aline Gonçalves Sabes Coradi

    Adoro essa idéia. Uma ótima opção para a falta de espaço e um visual muito legal para o quarto. Beijos

  • Julibordincardoso

    Gostaria de saber se você tem dicas para encapar sofás? Tenho um ele é de almofadas e bem grande, mas já está triste de tão velhinho! Preciso dar um up nele! Alguma ideia ((:

    • Casa_de_Colorir

      Ju, encapar sofá e projeto ninja!! Eu nunca tentei… eu ja fiz um futton! Vc viu? Procura por futton aí do lado, na busca! Beijo!

  • Sarah

    Adorei as almofadas que você fez no decora ontem!Onde você achou aquelas frases?E é só imprimir na impressora comum mesmo?
    Beijos

    • Casa_de_Colorir

      achei na internet!! imprimi em casa mesmo! Beijo!

  • Viviane Pereira

    Muito bacana.Meu filhote (8 anos) tem sua caminha nas alturas e o melhor, foi feita pelo pai, é simples, mas não há uma crianças que não venha aqui e não fique encantada.O melhor é que a parte de baixo ficou como armário e escrivaninha!

  • Tatiana

    Adorei o programa de ontem.. as almofadas então !!!! Lindas !! Vcdisse  que dá para imprimir aquele transfer ? Como assim ?? fiquei doida pra saber….Parabéns… tudo muito lindo e inspirador… vc até me animou a aprender a costurar numa maquina igual a sua….

  • Erivania Cavalcante

    Nossa que massa! também acho que não é só um “sonho a mais” a cama suspensa haha.. há alguns meses na revista minha casa (eu acho), saiu um projeto assim, de uma moça que morava sozinha, em um micro espaço… e projetou a cama nas alturas, com uma arara embaixo, e essa arara era “escondida”, quando tinha visitas, por uma cortina que ficava fixada em um trilho na beira da cama… e ficou demais (queria o link pra te mostrar, mas não encontrei rs). Eu já sou casada, então acho que não rola muito a ideia rs, mas acho demais!

    Beijos, Erivania.

  • Tatiana Scher

    Oi Thalita, você vende produtos também??? Adorei as dicas das almofadas…

    Aguardo

    Att
    Tatiana
    [email protected]

  • Abençoado seja o pé direito alto!!!

    Delicinha de ver esses projetos… Até deu vontade de jogar minha cama pra cima já e colocar meu ateliezinho embaixo dela!!!

  • Daniburman

    Com certeza meu filhote vai ter uma cama no alto, assim toda vez que eu quiser eu dou uma fugidinha pra dormir com ele e matar a minha vontade de criança!! Bjos nossos

  • Mariana_mino

    Desde de muito tempo tenho procurado justamente uma cama “atrepada” – como diríamos aqui na Paraíba. Bom saber que agora, além de tudo, a senhora deu pra ler meus pensamentos decorativos, rs.

  • Daniela Santana

    Oi Thalita!
    Descobri seu blog ha pouco tempo, mas me apaixonei de cara (acontece com todos que passam aqui…rs!). 
    Fico babando nos seus projetos e ate comprei duas mesinhas num brecho pra me aventurar na customizacao. Mas o que eu queria mesmo era te dar parabens, principalmente por vc ser assim tao alto astral. 
    Sucesso sempre, viu?

  • Luana Hilário

    Thalita, parabéns pelo blog, conheci essa semana e estou super ansiosa para começar a pôr em prática tantas idéias legais que vi aq, aliás o feriado do dia 1° passei aq com vc, aproveitei o tempo livre pra ver tudo que tinha no blog, Parabéns mesmo!!!! Quanto ao post de hoje, noooosa, meu sonho poder fazer isso por meu filho…ultimamente tenho vivido um dilema com o quarto dele: falta de espaço, essa seria uma ótima solução, vi hoje no decora e fiquei apaixonada, meu sonho o Decora vir aq, mas nem tento, moro no interior de Minas e acho que não gravam no interior. Mas vou tentando me virar como posso. Um Grande Bjo, sou sua fã!!!   

  • Estou taquicárdica!!!!! Com vontade de fazer 10000000 coisas e nem sei por onde começar!!! Amei seu site! Bjs

  • Ruth Veras

    Tá lendo pensamento, dona Thalita ??? rsrsrsrsrs
    Esta semana estava conversando com um colega de trabalho sobre camas assim.
    Faz parecer coisa de criança, mas quem não tem, né ??? 
    Com certeza serei uma das que vão segurar na sua mão…agora é preciso achar um marceneiro para segurar a dele tb….affffffffff
    A cachola está fervilhando……
    bjssssssssssssss

  • Juliana Amado

    Tenho visto muito disso por aí… e acho bem legal. No meu caso, seria ótimo, porque guardaria meus livros e minhas fotos embaixo. Mas sabe o que me ocorre? E na hora que você passa mal? Será que consegue subir e descer sem se estacabar no chão?

  • Mayara Damasceno

    Eu não acreditoooo… eu to fazendo um projeto de um piso duplo na minha sala, que coincidência maravilhosa, ter espaço pequeno é complicado mas fica muuito bonito com a solução certa, no meu projeto vou usar o espaço suspenso como um cantinho para receber os amigos para fumar nossas essências no narguile, conversar e vira quarto de hospedes tbm. 

  • dubalaio chic

    Preciso disso no quarto do meu bebÊ
    acho q vou dar de niver pra ele

    Um Kisu
    http://dubalaiochic.blogspot.com.br/ 

  • Stephany Rodrigues

    Tha, esses dias tava pensando em estravasar. Há muitos anos, vi um projeto de cama só que aquelas que ficam no chão. O projeto era feito com estrados antigos e coloridos, supeeeer bacana. Procurei esses dias na net, mas não achei. Imagina a tristeza da criança aqui! :(Você já viu algum projeto assim perdido por aí?! Aliás, acabei de fazer um mini projeto que achei bacana. Fiz a recomendação de um post seu, aquele do papelão com os botões. O meu vai papelão com tecido, acho que vai gostar. Beeeijo Divaaa!

  • Rebeca Favali

    Então Thalita, pergunta de vestibular do dia: qual seria a melhor distância entre o colchão e o teto pra não ficar batendo cabeça ou com sensação de sufocamento..? Minha dúvida eteeeeeeerna nesse assunto! Já vi projetos que me deram vontade de sair pela janela!

  • Carla Mariana

    Sonho, Sonho, Sonho….é lindo demais isso essas camas no alto.

    bjs ♥

  • Marceloecosta

    Tenho um amigo que morava em um apartamento bem antigo no Rio, e hoje mora em uma quitinete. Em ambos, ele fez a mesma coisa: mandou fazer buracos nas paredes em um canto do quarto, e neles apoio caibros fortes, fazendo um retângulo com as paredes. Correntes fortes presas por ganchos ao teto ajudavam na sustentação, e com isso ele teve uma cama suspensa prática e barata. Embaixo da cama, no apartamento, ele tinha um sofá-cama para visitas, e na quitinete instalou seu home-office. Genial! E o pé-direito nem era tãããão alto assim!

  • Nanda – Mania de Nanda

    Uma inspiração melhor que a outra… acho que não tem criança q nunca tenha sonhado com um quarto desse estilo!!! Achei muito bacana aquele que tem um closet embaixo!!!

    Beijos,Nanda

  • Em “Girls”, essa série nova da HBO, tem um mini-apê que é a coisa mais querida, e usa esse princípio de dividir a altura do espaço, só que deixando a cama embaixo mesmo. Saca só que demais: 
    http://www.lauraballingerdesign.com/index.php#mi=2&pt=1&pi=10000&s=8&p=0&a=0&at=0 (vai passando pra direita)

  • Que ótimas idéias. Os quartos ficam realmente descolados. Tenho certeza que os adolescentes vão amar!
    Débora Lopes
    http://www.casaecores.com

  • Magda Barreto

    Thalita, o quarto do nosso filho é um semicírculo, e queríamos muito suas ideias para ele. É um quarto de bebê montessoriano. Um beijo enorme!

Continue por aqui