10 dicas simples para deixar a sua casa com cara de casa
Selecionamos sugestões simples para deixar a sua casa arrumadinha e de um jeito mais bacana de se viver
Mais do que um lar bem organizado, a grande verdade é que a gente quer que nossa casa seja bem gostosinha… e para isso não tem regra! O que é bom para uma pessoa, nem sempre é bom para outra, mas na tentativa de deixar tudo mais fácil, selecionamos 10 dicas simples para transformar a sua casa em um lugar mais bacana de se viver e fácil de ser mantido assim.
Tire os sapatos antes de entrar
Pode parecer frescura ao primeiro olhar, mas você já pensou em tudo o que pisa na rua e como traz um pouco dessas coisas quando entra em casa com os sapatos? Tirar os sapatos antes de entrar faz com que seu lar se mantenha mais limpo. Para isso, improvise um cantinho para a sapateira e deixe sempre chinelinhos e pantufas logo na entrada. Além de ser mais limpo, também é mais confortável!
Ver essa foto no Instagram
Não acumule louça suja
Eu sei, eu sei… depois daquele jantar, nem sempre dá vontade de lavar louça. E tudo bem! Quem nunca foi dormir e deixou para resolver isso depois? Mas ao acordar, depois do café da manhã, ou assim que for possível, lave tudinho.
Ver essa foto no Instagram
Arrume a sua cama
É sempre bom deixar a cama respirar um pouco e tomar um sol desarrumadinha mesmo… mas, ainda pela manhã, arrume. Chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho e encontrar a cama arrumada, pronta para receber a gente, não tem preço.
Ver essa foto no Instagram
Escolha um dia para trocar roupas de cama e de banho
Fixe um dia na semana para trocar as roupas de cama e toalhas, assim você nunca se perde quanto à necessidade de lavá-las. Escolha também um dia para lavar as roupas e não deixar acumular.
Ver essa foto no Instagram
Cuide do seu lixo
Além de retirar sempre os lixos do banheiro, tente lidar com seu lixo de uma forma mais inteligente. Evite descartáveis, descarte corretamente os recicláveis e cuide direitinho do seu lixo orgânico. Ele pode ser muito mais bem aproveitado do que você imagina, como a Cristal Munis, do @umavidasemlixo bem ensina!
Ver essa foto no Instagram
Avalie sempre o que você usa e não usa
Seguidoras da Marie Kondo, uni-vos. Quem já conhece a especialista, autora de A mágica da arrumação, já sabe: coisa sem uso = energia parada e espaço sendo mal utilizado. Então, de tempos em tempos (uma vez por semestre pode ser uma boa!), olhe com carinho para os seus apegos: guarda-roupa, estantes, armários… não deixe nada de fora. E já sabe: se não te traz alegria, você não precisa mais.
Ver essa foto no Instagram
Use caixas organizadoras
Essa coisa de ser adulto faz a gente juntar uma coisarada que só! É boleto, documento, contrato, certificados ou só aquelas cartas da adolescência que a gente não dá conta de se desfazer… Quem nunca? Seja o que for, separe as coisas em caixas organizadoras e identifique cada uma delas para achar tudo fácil depois.
Ver essa foto no Instagram
Tapetes, cortinas e almofadas = <3
Tem coisa mais confortável do que chegar em casa e se jogar em um tapete bem gostoso? Tapetes tem o poder de deixar tudo muito mais agradável, assim como cortinas e almofadas. Use sem moderação, da forma que achar melhor! Mas não se esqueça: é preciso lavá-los com certa frequência! Para cortinas, por exemplo, o ideal é lavar de seis em seis meses. Para tapetes e almofadas, o tempo varia conforme o uso. Aliás, estas almofadas aí da foto estão disponíveis na nossa loja. Já viu?
Ver essa foto no Instagram
Traga verdinhos para dentro
Seja em casa ou em apartamento, um verdinho dentro de casa não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário: faz bem! Há muitas plantas que inclusive melhoram a qualidade do ar, como a espada de são jorge, a samambaia e a jiboia. Além de trazer vida para o espaço, ainda purificam o ambiente.
Ver essa foto no Instagram
Aromaterapia
É uma delícia sentir a casa cheirosa, né? Dá um aconchego na gente! Mas muito além de só aguçar o olfato, os aromas podem trazer muitos benefícios! O óleo essencial de lavanda, por exemplo, é ótimo para ambientes como o quarto, porque evita a insônia e baixa a ansiedade. Já o eucalipto ajuda a retirar o cansaço mental, renova as energias e repele insetos. Mas lembre-se: para conseguir esses benefícios, precisa ser o óleo essencial e não a essência, que é sintética. Ah, e incenso natural também vale, viu?
Ver essa foto no Instagram