Poucas coisas me trazem maior sensação de liberdade do que preparar a minha própria refeição. Tô com desejo de massa? Me presenteio com uma boa macarronada. De uma sopinha? Faço também. Um tailandês bem temperadinho? Hum… minha especialidade. Cozinhar, pra mim, é uma alquimia do afeto, um gesto de amor com você e com quem você mais quiser dividir. E quem ama um bom forno e fogão, gosta de ter ter tudo sempre à mão. Viu? É tão verdade que até rimou.
Mas vamos combinar que fica difícil transformar esse momento num ritual inspirador se o ambiente não ajudar, né? Um fogãozinho cansado que mais atrapalha do que ajuda? Uma cozinha desorganizada e pouco prática? Você não merece nada disso! E à convite da Consul, estou aqui hoje para que a inspiração comece aqui na tela e chegue até a sua cozinha! Afinal, ter um fogão que seja bem pensado pra você e com soluções que facilitem o cozinhar nosso de cada dia já é meio caminho andado! O Timer Touch, por exemplo, permite que você selecione o tempo ideal para o preparo e se despreocupe com o que estiver no fogão. Ao final do período, ele emitirá um sinal sonoro e pronto. Já a mesa com design inspirado nos cooktops não é só uma carinha bonita não, tá? É bem mais fácil de limpar. E por falar de limpeza, que é o que a gente gosta, o fogão tem design frente única com poucos recortes e botões removíveis para facilitar ainda mais esse processo.
O fogão é nosso aliado? Pronto! Então as soluções de decoração também devem ser. Vamos lá que daqui a pouco a fome aumenta:
1: Faça você mesmo
Se engana quem pensa que, só porque foi feito por você, não vai ficar bonito! Ter os temperos e condimentos sempre à mão é fundamental na hora de cozinhar. Com alguns pedaços de madeira, potes de vidro e até canos você pode fazer a sua própria estante de cozinheiro. E que tal transformar aquela parede sem uso num grande porta-temperos, seja com ervas vivas, em potes de vidro ou desidratadas, organizadas em potinhos com imã! A parede foi pintada com tinta magnetizada, para que os imãs fiquem fixados diretamente na parede. Mais prático, impossível.
2: Reaproveitar é preciso
Reaproveitamento é esperto é aquele que transforma o lixo em design. Livros podem virar um porta-facas divertido! Caixas de feira para guardar as frutas e legumes em casa? Sim, se transformadas em uma charmosa fruteira, por quê não? Um engradado antigo de refrigerante pode se transformar num porta-temperos cheio de charme, e até uma bandeja de prata, daquelas clássicas, tem potencial por aqui!
3: Tudo à vista. Mesmo!
Quando eu digo que quem gosta de cozinhar ama ter tudo sempre à vista, eu não estou brincando! E se você tem muitos utensílios guardados em gavetas e armários, uma solução moderna e bem divertida é descrever na frente das gavetas (com canetinha e até giz) o seu respectivo conteúdo.
4: Dedo verde
Eu adoro ter plantinhas na cozinha. Aqui, ela é um dos espaços mais iluminados da casa, então as minhas plantas adoram ficar por lá. E não estou nem falando de uma hortinha não, que também é uma opção! Planta mesmo: jiboias, suculentas… <3 E para dar um charme e até uma sofisticada, eu adoro deixar todos os vazinhos iguais, todos combinando. Uma saída prática? Você mesmo pintar vasinhos de barro desses bem comuns ou reaproveitar latas de leite. As intas em spray em tons metalizados podem dar uma boa valorizada em objetos sem graça que todo mundo tem em casa.
5: Um charme a mais
E não é só de praticidade que se vive uma cozinha feliz. Para aqueles que adoram receber os amigos em casa e preparar aquele prato caprichado enquanto conversam e bebem um vinho, que tal uma solução charmosa pra iluminar o ambiente? A festa começa na cozinha, sim! Olhe aí nas suas gavetas ou até na dispensa que você vai encontrar objetos cheios de potencial para improvisar lindas lamparinas: funis, latas de atum, conchas, batedores… tudo vira luz. <3