Como o Casa de Colorir virou um coletivo e o real motivo dessa reformulação que ninguém te contou.
Se eu não te contasse essa história, você provavelmente nunca iria imaginar mas, se hoje temos uma bela revista impressa pra chamar de nossa, podemos agradecer ao nosso coletivo de criadores. E eu não estou falando do coletivo de colaboradores que fizeram a revista acontecer, esses maravilhosos só vieram depois, pra trazer a profundidade que uma edição impressa merece. Acontece que antes dessa ideia de ter uma revista sequer passar pela nossa cabeça, já havia um movimento, uma inquietude criativa e a vontade de fazer algo a mais do Casa de Colorir . Dez anos, poxa… é blog, é insta, é post aqui e acolá. Tá, que mais? Que mais que esses anos todos de conexão com leitores e seguidores me mostraram que tá cheio de gente talentosa criando e produzindo objetos para deixar as nossas casas mais felizes. E que cada um, da sua maneira, acabou chegando até mim e apresentado seu trabalho inspirador.
Desde 2017 eu venho amadurecendo esse projeto de trabalhar em rede com esse micro empreendedorismo criativo e usar a voz do Casa de Colorir para fazer esses nomes e esses produtos chegarem na casa de gente que valoriza e compra de quem faz. Confesso que, lá atrás, a ideia de ter uma loja me parecia um tanto contraditória, afinal o Casa de Colorir não é sobre pra quê comprar quando você pode fazer?
Foi com o tempo que eu fui entendendo que o consumo sempre vai existir. Mas que é tempo de repensar a forma como consumimos, se estamos financiando uma cadeia justa e que valorize o micro empreendedor.
E a palavra coletivo já se mostrou potente logo no primeiro passo: percebi que, sozinha eu não ia conseguir construir esse projeto. Foi quando o time cresceu e contou com o Rodrigo Beser, que me faltam palavras pra descrever e a Elevante, uma aceleradora de projetos que foi fundamental nessa construção de um modelo de negócio que fosse bom pra todo mundo – mesmo. Vale dizer que a Elevante é uma empresa composta por dois seres humaninhos, um que fica em Porto Alegre e outro em Curutiba, e estavam prestando serviço de consultoria – de forma remota – pra essa outra empresa de outros dois seres humaninhos, no caso eu e o Rod. Se isso não é microempreender eu não sei o que é rs.
Ao longo de um ano foram muitos post-its pelas paredes, listas, planilhas, programador, cartilhas, contador e reuniões por telefone sem hora pra acabar. É importante a gente parar aqui e refletir um pouquinho: sim, um ano inteirinho planejando, desenvolvendo, construindo para que o que você vai passa a encontrar por aqui pudesse acontecer. Quem tá de fora pode até pensar que algumas ideias se constroem da noite pro dia, e não é assim. Se a gente romantizar o empreendedorismo o mundo engole a gente.
Mais do que conectar, agregar.
Da vontade de agregar, veio o conceito do granilite: essas partículas, conhecidas como agregados, que se unem e formam algo no concreto. Que bonito, simples e potente. Nós somos isso. Somos pequenos, somos partículas e vamos agregar. A partir daí, convidamos 13 marcas para que a gente pudesse desenvolver junto uma coleção cujo tema seria Granilite. E cada um agregou do seu jeito: tente gente que picou papelzinho e fotografou pra fazer estampa, teve gente que desenvolveu papel reciclado com partículas que lembram a textura do granilite e teve até gente que acabou com o estoque de cimento da lojinha da esquina de tanta tentativa de chegar ao agregado perfeito.
De almofada a estante, as peças que você vai encontrar na nossa loja-coletivo foram criadas especialmente para essa campanha que, num primeiro momento, só iria acontecer por aqui mesmo, no online. Todas as fotos foram feitas aqui em casa, com os produtos que criamos e com as paletas que selecionamos com capricho. Pintamos as paredes, mudamos os móveis de lugar… e foi assim, num estalo mesmo, que nos demos conta: tínhamos ali sobre a mesa mais do que fotos de produtos, tínhamos encontros, pessoas e muitas histórias pra contar. Tínhamos ali, além de uma loja online, uma revista. E o restante da história temos o prazer de dividir com você por aqui. 🙂