Pra minha angústia, minhas respostas não eram nada úteis!
– “Dá pra imprimir os Posters na impressora de casa?” Não…
Ou seja: uma chatice inútil reinava nas respostas e eu ficava com o coração na mão imaginando o leitor do blog desamparado:
3- Fazer acontecer (ou “Imprimindo a arte na gráfica da esquina”)
Aqui, pra te explicar melhor, vou colocar só um poster para trabalharmos em cima dele. Tá vendo essa imagem pequenininha aí do lado? Na verdade, ela é uma imagem em alta resolução. Para baixá-la, clique na imagem, que ela vai abrir grandona em outra janela. Testa aí que eu espero e depois volta pra cá.
Para editar o tamanho da imagem, abra o arquivo que você quer editar clicandor em:
Arquivo > Abrir > Escolher a imagem.
Pra saber em que tamanho a imagem está, clique em:
Imagem > Redimensionar
Dica 1: Preste atenção nas proporções para não deformar a imagem. Ou seja: se a imagem é retangular, não tente transformá-la em quadrada e vice-versa. Você vai perceber que tem uma opção “Manter a taxa de proporção”. Deixe essa opção sempre marcada, pois ela vai garantir que a proporção da imagem será sempre conforme a original. Se a imagem não é exatamente do tamanho da sua moldura, não tem problema. Depois você corta um pouco com um estilete. Essa imagem aí que eu escolhi é ótima por isso! Tem muita borda, tá vendo? Então dá pra ajustar pra encaixar na moldura que você quiser.
Dica 2: Se tiver na dúvida quando à resolução da imagem, veja sempre a imagem em 100% de zoom. Para isso, use o zoom na ferramenta “Exibir” > Mais Zoom / Menos Zoom e veja, na barra azul superior se a imagem está em 100%. Assim dá pra ver se a imagem está embaçada, distorcida. Se tiver, comece de novo, tentando outras medidas. Na visualização em 100%, a imagem deverá estar sempre em ótima qualidade para que sua impressão fique boa.
Arquivo > Salvar Como…
Pronto! Imagem pronta para impressão. Orgulho de quem chegou até aqui!
Agora que você já tem a imagem no tamanho que você precisa, é hora de imprimir a bichinha. E, como estamos falando de um novo quadro pra casa, que vai enfeitar a nossa parede por algum tempo, vale à pena dar uma caprichada e investir numa impressão em gráfica. Eu tô vendo você torcendo o nariz aí, mas já te convenço, ó:
– Uma impressão numa folha A3, que mede (29,7cm de largura x 42cm de altura) custa, no máximo, 5 reais. Eu costumo pagar R$3,50. Mas já vi gráfica careira cobrando 5 reais.
– O papel que você pode pedir na gráfica é o papel Couché. Esse papel absorve melhor a cor e deixa o acabamento como página de revista, sabe? Profissional…
– A impressão a laser garante que a tinta não borre caso o poster entre em contato com umidade ou se você for usar cola branca para colá-lo em alguma superfície. As impressoras caseiras são a jato de tinta, o que significa altíssimo risco de cagada se você for mexer com cola branca para colar a impressão.
– Dificilmente, a sua impressora de casa vai imprimir tamanhos maiores que um A4.
Te convenci? Já tô até vendo você saindo de casa com seu pen-drive na mão e uma nota de R$5. Acho que 3, 4 ou até 5 reais são um bom investimento para um pôster que vai enfeitar a sua casa por bom tempo. Além disso, não dá pra colocar preço em uma vida, né? Porque se você já leu até aqui, é porque a sua parede tá precisando nascer de novo. Vai por mim: procure a gráfica da esquina. Até porque você não vai querer a sua parede com cara de trabalhinho de escola, vai? Você pode e merece sentir o orgulho de concluir um projeto bem acabado.
Passo 4: Prendendo a arte na parede