A beleza na repetição
Nós estamos acostumados a colocar muita ênfase nas coisas novas, mas a verdade é que podemos encontrar calma e conforto ao nos familiarizarmos com a repetição.
O mundo está constantemente nos convidando a vivenciar, comprar ou provar algo novo e o número de opções pode ser exaustivo! Por isso, o padrão / repetição nos dá essa oportunidade de colocar nossa atenção em algo específico e receber o esperado, em vez de estar sempre buscando, tentando algo novo. Rituais podem nos trazer estrutura, sensação de suporte e nos livrar do gasto de energia que é estar sempre fazendo escolhas. Afinal, existe poesia em apenas apreciar e perpetuar o que se experimenta ou precisamos sempre viver em função de descobrir, de ser pioneiro em cada ação?
O padrão pode ser terapêutico
A noção de repetição em nossas vidas nos traz sensação de acolhimento e de controle. É impressionante como eu mesma, de tempos em tempos, sempre acabo voltando para o mesmo livro (Mulheres que Correm com os Lobos) ou assistindo ao mesmo filme (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain), como uma forma de conforto e de buscar uma outra ótica ou leitura a partir do que eu já vivi.
Familiariadade, Ritmo e Abundância
A noção de familiaridade é outro quesito que faz da repetição uma mecânica que causa uma sensação boa, afinal, você reconhece o que está vendo, não estamos em território estranho. Na repetição, também encontramos cadência, ou seja, um ritmo que conseguimos prever e até acompanhar, o que nos faz sentir no controle. Um outro ponto interessante que essa lógica da repetição nos traz é uma sensação de abundância, de sobra, de segurança que é o oposto da escassez.
Como trazer a repetição para dentro de casa?
Parece loucura, mas é possível trazer essa sensação de bem-estar que a repetição nos proporciona pra nossa casa de maneiras bem simples! Uma coleção à mostra, estampa na parede, padronagens na cama e geometrias por toda a parte. Que tal trazer o senso de repetição para sua casa também?