Você se lembra do espaço de brincar que eu montei num shopping aqui do Rio? Pois eu prometi que ia ensinar a fazer o meu item preferido de todos os tempos desse ambiente, que era a tendinha de brincar! Qual criança nunca sonhou com um refúgio desse, uma cabaninha para se esconder do mundo e deixar a imaginação voar? Pois bem!
Eu sei que demorei pra caramba, mais do que o aceitável pra dividir por aqui esse tutô (rial). Maaaas, em compensação, não podia ter tido mais carinho para montar um manual mastigado pra você. Olha o capricho, me diz se eu não tô perdoada pela demora?
Pra começo de conversa, vamos aos materiais: você vai precisar de 8 ripas de madeira nas medidas do guia. Essas ripas você encontra em madeireiras e lojas de material de construção. Eu comprei as minhas no Leroy Merlin e cortei eu mesma com um serrote nas medidas que eu queria.
Aí você vai precisar de parafusos para unir as partes e o tecido costurado. Mas vamos por partes? Simbora.
1. Ripas cortadas nas medidas, é hora de unir as partes e montar a estrutura. As quatro ripas maiores serão unidas de 2 em 2, por um parafuso na parte superior. Teremos assim duas peças em formato “V” invertido.
2. Para fixar a base, vamos usar as duas ripas de 150cm para unir as duas partes em “V” que acabamos de montar. Veja que temos um espacinho de aproximadamente 5cm do chão.
3. Base montada, é hora de posicionar (não é pra fixar!) a ripa de 170cm no topo da tenda para evitar que ela feche.
4. E, para evitar que ela abra e fique mais firme, fixe a ripa de 120cm na parte de trás da tenda.
5. Tenda montada. As medidas que ela deverá ter são essas do esquema.
6. Vamos colocar o tecido?
O corte do tecido que envolve a tenda é uma grande peça retangular, de 450cm x 130cm. Ao dobrá-lo ao meio, você deverá costurar uma espécie de alça para que a ripa do topo (2) passe por ela. Depois de costurada, pode passar a ripa pelo espaço e posicioná-la novamente no topo da tenda.
Esticar cada lado do tecido sobre a estrutura, passar o tecido envolvendo as ripas de base e finalizar costurando essa espécie de bainha para dentro da tenda. Você pode fixar o tecido nas ripas das laterais com tachinhas para deixar tudo mais firme e resistente, mas não é obrigatório. A própria tensão do tecido vai deixar a tenda firme. Por isso, é importante que o tecido fique bem esticado.
Quase Pronto!
Para a frente, costure o tecido no formato triangular, nas medidas do esquema. Para fazer as alcinhas, costure tirinhas feitas com o próprio tecido e prenda com agulha e linha no topo e nas laterais do tecido.
Sua tenda tá pronta. 🙂
Conclusão:
É difícil? É!! Não vou te enganar! Eu quebrei cabeça? Quebrei! Mas venci. No final, Thalita 1 x 0 Tenda.
O perrengue passa, e o que fica é a alegria de ver essa coisa linda pronta para abrigar e divertir ou pequenos (e médios… e grandes.. rs)
Faz aí, faz. ♥